Nossos projetos

Centro Vipassana (2020)

Consultoria com o objetivo estudar as melhores possibilidades de solução de tratamento de esgotos para o Centro Dhamma Sarana. O Centro passa por uma grande quantidade de obras, nas quais serão construídos novos quartos e banheiros, sendo portanto um momento oportuno para repensar o manejo das águas servidas, ou seja, o esgoto gerado.

Guardiões das Águas (2020)

Construção de sistema de saneamento ecológico na Aldeia Kalipety, para tratamento de esgoto de 2 banheiros de visitantes. A aldeia está localizada na Terra Indígena Tenondé Porã, zona rural sul de São Paulo, onde vivem 70 famílias. O projeto contou com apoio do Fundo Casa Socioambiental e teve como parceira a Associação Engenheiros Sem Fronteiras Brasil.

Plano Permacultural (2020)

Consultoria técnico-pedagógica para o desenvolvimento do plano diretor da Ecovila Céu Lua Cheia. A partir do mapeamento dos recursos e potencialidades locais, foram elencadas algumas possibilidades para intervenções nos eixos: águas; energia; loteamento e construções; zoneamento (hortas, áreas de preservação, pomar, cultivo de medicinas).

Cisterna em residência (2020)

Sistema de captação de água de chuva com capacidade de armazenamento de 480 litros, construído em residência na zona oeste de São Paulo. Consiste em: filtro separador de folhas, sistema de descarte de primeira chuva e sistema de armazenamento. A água pode ser usada para fins não potáveis, como lavagem de pisos.

Conexão Poli-Zona Sul (2020)

Projeto realizado com apoio do Fundo Patrimonial Amigos da Poli, com objetivo de realizar o monitoramento dos efluentes dos sistemas de saneamento ecológico realizados no projeto Cuidando das Águas. A iniciativa contou com a parceria dos professores Arisvaldo Méllo e Ronan Contrera, e do Laboratório de Saneamento da Poli (USP).

Cuidando das Águas (2020)

Entre 2019 e 2020, foram construídos 10 sistemas de saneamento ecológico em sítios de agricultores orgânicos da zona rural sul de São Paulo, nos distritos de Parelheiros e Marsilac. O projeto contou com apoio do Movimento Bem Maior e Instituto Phi, e teve como parceiro o projeto Ligue os Pontos (SMDU).

Cisterna em residência (2019)

Conjunto de cisternas de 200 litros instalado em residência no bairro da Vila Madalena, São Paulo. A água coletada passa por um sistema de descarte de primeira chuva e é armazenada nas cisternas, sendo utilizada para a lavagem de pisos e irrigação de horta.

Jardim da vida (2019)

Sistema de saneamento ecológico implantado na Associação Comunitária Pequeno Príncipe. Localizada no distrito de Parelheiros, a associação cuida diariamente de mais de 100 crianças de 5 a 12 anos, utilizando a pedagogia Waldorf. O projeto contou com apoio do Fundo Casa Socioambiental e de doadores em vaquinha virtual.

Cisterna em residência (2018)

Cisterna de 1.050 litros instalada em residência no bairro de Pinheiros, São Paulo. A água coletada passa por um sistema de descarte de primeira chuva e é armazenada na cisterna, sendo utilizada para a lavagem de pisos da casa.

Projeto casa escola (2017)

Sistema de captação e tratamento de água de chuva desenvolvido pela Sapiência Ambiental. A água coletada passa por um sistema de filtração físico e com luz UV, que permite sua utilização para o banho. As águas cinzas são tratadas com sistema de fitorremediação e reutilizadas nas descargas.